Aeroporto da Pampulha voltará a operar



 O Aeroporto da Pampulha está novamente liberado para receber voos comerciais para todo o Brasil. Uma portaria do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil publicada nesta quarta-feira (25) no Diário Oficial da União esse tipo de serviço no terminal, o que estava proibido desde maio deste ano.
A decisão federal assinada pelo 
ministro dos Transportes substituto, Fernando Fortes Melro Filho, revoga portaria anterior que proibia voos para outras capitais. "A operação dos demais serviços aéreos no SBBH [sigla do Aeroporto Carlos Drummond de Andrade, conhecido como Aeroporto da Pampulha] fica limitada aos voos diretos entre aquele aeródromo e os aeroportos regionais", diz trecho daquela portaria.

A justificativa naquele momento era baseada em possíveis impactos no transporte aéreo na região metropolitana de BH com a abertura do terminal da Pampulha, tais quais: possível perda de voos internacionais em Confins; redução de opções de destinos conectados à Grande BH; aumento dos preços das passagens aéreas e diminuição da competição entre empresas; e degradação na qualidade do serviço prestado na Pampulha em relação ao prestado em Confins. 
De qualquer forma, com a nova decisão do governo federal, o terminal que fica dentro da capital mineira pode receber voos capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. O projeto agrada o governador Fernando Pimentel (PT), inclusive, sempre defendeu intensificar o uso do Aeroporto da Pampulha durante sua gestão.




GOL SOLICITA VÔO 

A Gol, no entanto, não detalhou quais voos pretende implementar na Pampulha.  Mas após uma busca rápida na internet constatamos:

 
GLO1950 2ª, 3ª, 6ª, sab SBSV 04:45 SBBH 06:25 B737 (138 pax)

Segunda-feira, terça-feira e sexta-feira, sábado: Salvador 04:45 > 06:25 Pampulha

GLO1966 2ª, 5ª, 6ª, dom SBBH 23:25 SBSV 01:05 B737 (138 pax)

Segunda-feira, quinta-feira, sexta-feira e domingo: Pampulha 23:25 > 01:05 Salvador

Até o momento foi o único vôo já solicitado que encontramos.
Esperamos que as operações se iniciem logo.