Está com viagem marcada para o exterior? Saiba tudo sobre o Coronavírus

APRIL Brasil Seguro Viagem explica informações importantes para quem está com as malas prontas

O Coronavírus deixou o mundo em estado de alerta, principalmente as pessoas que têm viagens marcadas para os países mais afetados pela doença, como a China. Com o objetivo de ajudar os viajantes a lidarem com qualquer imprevisto, como é de sua essência, a APRIL Brasil Seguro Viagem separou uma série de informações importantes sobre este tema.
Qual a recomendação para quem está com viagem marcada? Até este momento, as autoridades médicas afirmam que não é preciso pânico ou medidas extremas com relação ao Coronavírus. Mas, se a viagem tiver como destino um dos locais que é foco da doença, é importante que os viajantes avaliem junto aos familiares e amigos ou, em caso de viagem a trabalho, com as empresas, sobre a importância de manter a viagem e as consequências de adiar, cancelar ou trocar o destino.
Caso escolha cancelar a viagem, o turista pode cancelar o seguro? O seguro pode ser cancelado até sete dias depois da sua contratação e antes da data do início da viagem, e o cliente recebe de volta o valor integral. No entanto, se já tiver adquirido passagens aéreas ou reservado hotel e desejar utilizar a cobertura de cancelamento de viagem da APRIL, não poderá cancelar o seguro.
Em que casos o seguro cobre o cancelamento de viagem? Depende do plano contratado. Se o viajante for diagnosticado com Coronavírus no Brasil, poderá cancelar a viagem caso tenha a cobertura de Cancelamento Plus Reason, incluída nos Planos MAX e VIP da APRIL. Se o passageiro estiver com medo de viajar por conta da doença ou o evento a que fosse comparecer tenha sido cancelado também pelo vírus, é considerada desistência, motivo coberto pelo produto Any Reason, um upgrade para qualquer plano contratado.
Como prevenir o Coronavírus e outras infecções respiratórias similares? As orientações básicas são lavar as mãos frequentemente com água e sabão, ou higienizá-las com álcool gel caso não haja acesso a um banheiro; evitar tocar olhos, nariz e boca com mãos não lavadas; cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, de preferência com um lenço descartável ou com a dobra do braço, na parte interna do cotovelo; e manter objetos tocados com frequência limpos. Para os viajantes, também é melhor investir em um itinerário com passeios ao ar livre, evitando locais muito cheios e fechados.
Se o viajante ficar doente, o seguro cobre o tratamento? Todos os planos de seguro viagem cobrem atendimento médico emergencial para doenças ou acidentes. O turista será atendido até o seu reestabelecimento ou até ter condições de continuar a viagem ou voltar para o Brasil.
A situação só será diferente caso a Organização Mundial de Saúde (OMS) ou outro órgão de saúde competente declare oficialmente que a infecção causada pelo Coronavírus seja uma endemia, epidemia ou pandemia (doença infecciosa em determinada localidade amplamente disseminada). A partir desta decisão, o viajante receberá atendimento seguindo os protocolos internacionais de acordo com a OMS, ou seja, ele será tratado pelas regras de saúde do governo local.
Qual deve ser o procedimento em caso de doença?Se precisar de atendimento médico emergencial, o viajante deve acionar o seguro. No caso da APRIL, por exemplo, é possível fazê-lo via WhatsApp, e-mail, chat, ligação a cobrar ou pelo aplicativo, a qualquer hora do dia, todos os dias da semana.
Existem outras recomendações para os viajantes?A APRIL recomenda que os viajantes acompanhem as informações oficiais em relação a esta situação, observando novas orientações anunciadas sobre a infecção causada pelo Coronavírus. Também é imprescindível que o passageiro tenha conhecimento e saiba que existem regras que valem para todos os seguros. Assim, é importante que os viajantes não se deixem enganar por falsas promessas e que leiam com atenção as condições gerais para saberem sobre suas garantias e que optem por um produto que lhes dê segurança.
Sobre a APRIL Brasil Seguro Viagem
A APRIL Brasil Seguro Viagem, uma subsidiária do Grupo APRIL, desenvolve, distribui e administra soluções em seguros e assistências em viagem no Brasil e no mundo. Não importa o tipo de viajante, o estilo ou a duração da viagem, a equipe de mais de 200 membros da APRIL Brasil Seguro Viagem e sua rede de mais de 60 mil prestadores de assistência, nacionais e internacionais, trabalham 24 horas por dia para auxiliar em situações de emergência, com o objetivo de tornar a experiência em viagem muito mais tranquila para seus passageiros. Para mais informações, acesse www.aprilbrasil.com.br.
Sobre o Grupo APRIL
Criada em 1988, a APRIL é um grupo internacional de serviços de seguros desenvolvendo a atividade em 31 países na Europa, América, Ásia, África e Oriente Médio, e é líder dos corretores na França. Cotado na Euronext Paris, o grupo realizou, em 2017, um volume de negócios de 928,4 milhões de euros. Seus 3.800 colaboradores criam, administram e distribuem soluções especializadas de seguros (vida, saúde previdência, danos, mobilidade e proteção jurídica), bem como a prestação de assistência a particulares, profissionais e empresas, guiando a ambição da APRIL: tornar os seguros mais simples e mais acessíveis a todos. Impulsionado por uma forte cultura empresarial, o grupo pretende propor a seus clientes uma experiência com seguros mais fácil através de produtos e serviços adaptados, e com uma relação personalizada. www.april.com.