Como agir para cancelar ou reagendar uma viagem?

 Planejei minha viagem e agora? O que fazer?
Bárbara Gonçalves - CEO da UAU pelo Mundo


Estava tudo certo para a sua viagem dos sonhos, você já estava imaginando como seria aquele abraço no Mickey, e de repente o coronavírus (Covid-19) mudou os planos de todo mundo. Empresas aéreas cancelaram voos, parques temáticos fecharam as portas e o Dólar bateu 5 Reais. Parece o cenário de um “The Walking Dead”, mas não se desespere pois eu tenho boas notícias. Nem tudo está perdido. Com um pouco de calma e as dicas abaixo, você vai colocar a sua viagem nos trilhos e já pode começar a sonhar novamente.

1-      Determine uma nova data para a sua viagem. Escolha algum mês no segundo semestre ou quem sabe ano que vem. Em 2021, a Disney, em Orlando, celebrará 50 anos de inauguração e tenha certeza que a festa será linda. Segundo o governo americano toda a situação do coronavírus provavelmente estará normalizada em meados de julho ou agosto.

2-      Onde você comprou sua viagem? Agências de viagem estão fazendo um excelente trabalho auxiliando seus passageiros a remarcar as suas viagens. Eles têm um relacionamento muito melhor com as empresas aéreas e operadoras de turismo e podem interceder por você. Caso tenha comprado em grandes sites ou direto com a operadora não perca tempo. Vá direto ao ponto e diga que não quer cancelar a viagem e sim remarcar.

3-      Caso a empresa aérea cobre multa por remarcação de voo informe-a que o Procon e o Ministério Público Federal já se pronunciaram sobre o assunto e recomendaram a remarcação sem taxas adicionais. Caso eles insistam você poderá entrar com um processo no juizado especial de pequenas causas com grandes chances de reaver o dinheiro com juros, multas e correção monetária. Inclusive o Presidente Jair Bolsonaro editou uma MP impondo que as empresas aéreas não poderão cobrar multas contratuais em caso de remarcação das passagens.

4-      A Disney já se pronunciou e garantiu a remarcação de todos os ingressos e reservas de hotéis sem custo adicional. Isso vale para os parques da Universal. O Sea World ainda não se pronunciou, mas provavelmente adotará o mesmo procedimento.

5-      Aproveite a quarentena para se informar e estudar sobre Orlando, os parques e estratégias de visitação. Isso irá ocupar seu tempo e manterá o sonho vivo.

Não deixe o sonho morrer. A sua viagem para a Disney ainda acontecerá e com certeza será muito mais mágica e encantadora. Se você estiver planejando viajar com crianças que tal escrever um bilhetinho para elas como se fosse o próprio Mickey, dizendo que ele está um pouco ocupado agora, mas que já já ele estará pronto para recebê-las na casa dele?

   O que me diz? Vamos planejar os mínimos detalhes desta nova aventura? Você encontrará o Castelo da Cinderela ainda mais bonito e reformado, castmembers (funcionários) ainda mais felizes e empolgados e os personagens morrendo de saudades de ver o sonho de Walt Disney repleto de sonhadores. Afinal a Disney é sobre não deixar de sonhar, mesmo em tempos difíceis.