Curação - Relato do leitor | Guia de 06 dias

Queridos leitores do Site Viajante, recebemos este relato do leitor que esteve há pouco tempo em Curação e trouxe alguns dicas bastante pessoais para compartilhar com vocês. Se você tem alguma dica deste destino, deixe aqui em baixo nos comentários ou escreva para nós através do e-mail: siteviajante@gmail.com ou no nosso grupo de WhatsApp. Lembramos que os relatos são de responsabilidade do leitor, que não será identificado para preservar sua imagem. O texto não possui edição nem revisão por parte do Site Viajante para ficar o mais pessoal possível.



RELATO DO LEITOR: Ola pessoal tudo bem... Tive em Curaçao durante uma semana...

Do dia 17/12/2020 até 24/12/2020 - 06 diárias | Vou contar algumas coisas úteis pra quem vai pra lá...

Bom, sempre estou viajando então estou acostumado a fazer as minhas viagens correndo atrás das coisas eu mesmo. Comprei passagem de ida e volta mais 6 noites no hotel pela Decolar em junho, comprando com antecedência fica muito mais em conta. E como estava de viagem mês mesmo, ficamos um dia no Panamá. Bom, vamos lá.


  • COMPRANDO AS PASSAGENS

Pelo site da Decolar como sou cliente Santander, tem um site q se chama decolar.esfera, lá eu consegui um desconto de quase 2.500 reais.
Passagem de ida para o Panamá, passei uma noite lá, do dia 17/12 até dia 18/12.
No dia 18 partimos em mais um voo para Curaçao e ficamos no hotel San Marco até dia 24/12
Daí partimos de Curaçao para uma conexão no Panamá, super rápida e viemos para o Brasil.
Passagens mais estadia de 6 noites em Curaçao ficou 5.100 reais.
No Panamá fechamos um hotel a parte pelo Trivago, ficamos numa rede de hoteis top, que se chama Best Western plus Zen Panamá... Hotel excelente, pagamos 170 reais a diária.


  • COISAS IMPORTANTES A FAZER ANTES DE VIAJAR

Bom, como fechamos a viajem com bastante antecedência, pudemos nos preparar bem, como todos sabem para fazer uma viagem internacional, precisamos de PASSAPORTE, aqui no Brasil está difícil agendar para tirar o passaporte, então se programe para isso com pelo menos uns dois meses de antecedência.

Para voos com conexão no Panamá é exigido a vacina de febre amarela, que já é averiguado aqui mesmo no Brasil antes do embarque (se programe pra isso também). Depois de tomado a vacina, você deverá entrar no site do governo federal e pedir o comprovante via on line. É de graça.

A Moeda que se usa tanto no Panamá quanto em Curaçao é o dólar, portanto se programe pra ir comprando o dólar, pois ele não está nada barato, eu e minha esposa durante essas 7 dias de passeio no Panamá e Curaçao gastamos 1200 dólares com tranquilidade, sem segurar a mão. E ainda trouxemos presentes. Comemos bem, bebemos drinks, cervejas locais fizemos passeios... Em fim deu pra curtir tranquilamente, mas claro sem exagerar

As malas são despachadas até 23kg, e na bagagem de mão não coloque nada de líquido ou pó dentro, pois na revista antes do embarque não poderá entrar.

É bom levar também, comprovantes das reservas de voo e hotel que irão ficar...

Normalmente a empresa aérea que faz os voos pra lá é a copa airlines, ela dispõe de um app, super fácil de usar, onde você é notificado sobre check-in, horários, assentos e etc.

Durante o vôo tudo é em espanhol, então treine um pouco, pois isso pode te ajudar...

Chegando no Panamá, no próprio avião eles darão um formulário de imigração e alfândega...
Super simples, perguntas do tipo nome, o que faz, quantos dias vai ficar, onde vai ficar, etc. Porém tudo em espanhol, se tiver uma caneta com você dentro do avião, você já agiliza isso e é tudo mais rápido. Depois tem a verificação do passaporte, perguntam quantos dias vão ficar e onde vão ficar.
Isso tudo que comentei acima é caso fique no Panamá. Caso seja uma conexão rápida, não precisará fazer isso. Em conexão no Panamá, fiquem espertos com horários pois o aeroporto de Tocumen é bem grande, e arriscar um espanhol nessas horas vai ser útil, para se orientar lá dentro e não se perder e nem perder o vôo.

Voo para Curaçao, antes de mais nada, você pode preencher o papel da imigração de Curaçao online no site www.curacao.com - se chama cartão digital de imigração
Isso agiliza muuuuito. Daí depois de feito você imprime um código de barras e quando você chega em Curaçao é só apresentar o passaporte e esse papel, leva apenas 2 min.


  • TRANSPORTE E OUTROS


Em Curaçao acho bom alugar carro, pois as praias e lugares legais são bem afastados, táxi é caro e ônibus é meio difícil de andar...
Alugar por empresas de alugueis é complicado, pois é muito caro, e o calção também é caro de mais...
Aluguei um carro super econômico, particular e muito mais em conta.

Chip de celular, logo após VC desembarcar do avião, no saguão onde pega as bagagens do lado direito, tem um pequeno stand onde vende os chip, são 30 dólares 3gb
Assim todos os estabelecimentos da ilha tem wi-fi grátis as vezes nem precisa do chip. Porém tem lugar que não tem wi-fi e o chip libra a cara.

A voltagem de lá é 110v e uma coisa que fui pego de surpresa, É q as tomadas de lá são diferentes... São daquelas quadradinhas tipo assim = e aqui no Brasil elas são assim :
Então levem adaptadores de tomada...


  • A VIAGEM


Bom como dizem Curaçao é um lugar maravilhoso, e um dos lugares mais lindos que já fui, isso se não for o mais lindo. Cheguei em Curaçao no dia 18/12 as 12h30. Chegando em Curaçao já tinha combinado em pegar o carro de aluguel com a Cláudia, uma simpatia de pessoa o WhatsApp dela é +599 9 522 7733; Ela leva o carro no aeroporto e entrega na hora pra você... E depois pega no aeroporto de novo... Super indico.

Hoje em dia temos a tecnologia onde o GPS leva a gente pra qualquer lugar, porém lá é muito fácil de andar, impossível se perder, tudo bem sinalizado, estradas boas.

Bom pegando o carro fizemos o check-in no hotel San Marco que fica muito bem localizado no centro de Punda, onde tudo ali da pra ir a pé. Ali estão as principais atrações turísticas, bares, lojas.
As coisas não são baratas, mas tbm não são caras, é legal passear e andar bastante pra ver preços de comidas e bebidas, lá VC encontra tbm burguer King, kfc, Subway e etc. Pra ter uma ideia... VC encontra cervejas de 5 a 7 dólares num bar e no bar do lado tem a mesma cerveja por 2,50.
Para almoçar, tem um restaurante bem simples na frente do hotel San Marco, é super simples e a comida é 5 dólares e tem bastante opção. Eu não logo muito pra luxo não, portanto esse restaurante livrou a cara.

Bom é sempre bom olhar, coisas baratas estão em Otrobanda q é do outro lado da ponte.
Tudo na ilha tem q ser aproveitado, acorde cedo e aproveite o dia a noite procure um barzinho legal e se divirta..

A cidade é movimentada durante a semana, pois atraca vários navios de cruzeiro na ilha e a ilha fica cheia, é bem legal, vem turistas de toda parte do mundo.
Então no centro de Punda tem vários bares legais, você irá encontrar tbm bares legais em Mambo beach, e Jan Thiel no Zanzibar, lá VC tem bares na beira da praia com o pé na areia.

As praias todas são top...

Porém tem as praias públicas e as praias particulares
Praias públicas, tem a Kenepa top de mais
Particulares, port Mari, mambo beach, Jan Thiel. Particulares modo de falar, VC paga coisa de 3 dólares e se quiser cadeiras ou espreguiçadeiras é mais 3 dólares.
O bom das particulares é que as praias tem estrutura muito boa, bar, restaurante wi-fi, banheiros ...


  • PASSEIOS


E um passeio que é obrigatório de se fazer é pra ilha de Klein, fiz o passeio de catamarã, que se chama blue finn, a galera é muito animada, porém só falam inglês, VC paga 109 dólares
Sai às 8h30 da manhã demora 2h pra chegar na ilhas, tem frutas, almoço bebidas e drinks a vontade e petiscos...

Passeio super válido de fazer.
Pra quem tem problemas com o mar, na hora de ir, o mar é bem agitado, pois pra ir é contra a maré, então é bem fácil de passar mal, tome um remédio antes...
Na volta é super tranquilo, voltamos a favor da maré.

Agora com relação a dinheiro, o dólar passa em tudo, a moeda local de lá é o florim, que é a mesma moeda da Holanda, Curaçao é uma ilha colonizada pela Holanda. No caso 1 dolar vale 1,75 florins, todos os estabelecimentos que vão eles já fazem a conversão, super simples e honestos. As vezes eles voltam o troco em florim, mas não tem problema, posi VC também poderá usa-lo.

Em fim foi muito bem proveitoso meu passeio...

Se tiverem alguma dúvida ou informação, estou a disposição, podem me chamar aqui...
Se não eu vou ficar aqui escrevendo e escrevendo ... Kkkk
É isso aí pessoal. Espero ter ajudado em alguma coisa...