San Andrés - Relato do leitor | Guia de 4 dias

 Queridos leitores do Site Viajante, recebemos este relato do leitor que esteve há pouco tempo em San Andres e trouxe alguns dicas bastante pessoais para compartilhar com vocês. Se você tem alguma dica deste destino, deixe aqui em baixo nos comentários ou escreva para nós através do e-mail: siteviajante@gmail.com ou no nosso grupo de WhatsApp. Lembramos que os relatos são de responsabilidade do leitor, que não será identificado para preservar sua imagem. O texto não possui edição nem revisão por parte do Site Viajante para ficar o mais pessoal possível.

A melhor moeda para levar é dólar. Melhor trocar no aeroporto porque tem casa de câmbio com nota falsa. Os hotéis não costumam ter água quente no chuveiro 😱, não tem fonte de água doce, tem que comprar água para consumo.

Tarjeta turística: comprar na conexão ou no portão de embarque do voo a SAN ANDRÈS. O ingresso custa cerca de 105.000 COP (peso colombiano), aproximadamente R$ 123/40 dólares.
Você deve guardar a tarjeta até o fim da viagem, pois além de apresentá-la ao chegar na ilha, ao sair da ilha ela também será solicitada. 

Usar sapato de neoprene porque as pragas tem Pedras e ouriços (fica ao lado na Nicarágua)
No aeroporto as malas são revistadas até por cães farejadores.

PRIMEIRO DIA
Voo Cartagena até SAN ANDRÈS
11h54 a 13h18
1h25 de voo
Clima de 26 a 30 graus 

Hotel SUMMER dream hotel boutique (tem carro e bicicleta para alugar )
Tem traslado gratuito do aeroporto 

Quem gosta de ver peixinhos levar snorkel 

A ilha tem aproximadamente 12km de comprimento com 3km de largura e conta com 65 mil habitantes, que sobrevivem basicamente da pesca e do turismo. Um aspecto bem interessante do local é a mistura de culturas da sua população. Antes de pertencer à Colômbia (a partir de 1822), a ilha já foi território da Espanha, do Panamá, da Guatemala, da Nicarágua, além de também ter sido tomada por ingleses e holandeses. Por isso, grande parte de seus habitantes domina bem o inglês, além de falar espanhol e creole, uma mistura de inglês e francês.

A ilha tem estrutura precária 

PRIMEIRO DIA

Passeio pela ilha com carrinho MULE 4x4 - 150 dólares por dia 

Spratt bright é a praia principal, escolher entre ficar embaixo da sombra de um coqueiro, torrar no sol ou alugar uma espreguiçadeira + tendinha + cadeira por 30 mil COP pra usar o dia inteiro. No calçadão, você encontra lojas, restaurantes, cafés, um quiosque de informações turísticas e agências que vendem passeios.

Restaurante LA REGATTA - mais famoso da ilha é  bem pitoresco - 45 reais o prato 

MUSEO CASA ISLEÑA - conta a história de SAN andres 

SEGUNDO DIA

Visitar ilhas
Johnny cay 
Dá para ver tartarugas, iguanas, lagarto azul e almoçar ou petiscar em um dos bares quiosque da Coonative Brothers na praia principal, uma cooperativa que oferece passeios de barco,com saída às 9h e retorno umas 15h30.

A noite jantar no barco pirata 78 reais por pessoa - passeio dura 2 h é imperdível - barco temático com música ao vivo 

TERCEIRO DIA

Passeio ao acuario 

Comprar um dia antes na cooperativa coonative brothers   ( custa 20 mil a 30 mil pesos ) + taxa da entrada na ilha 5 mil pesos 

Praia de San Luis, uma praia mais turística que conta com águas mornas e claras, charmosas casinhas de madeira e uma arquitetura típica do Caribe, com cores que seguem a temática do reggae.

Caverna de Morgan( cueva de Morgan) é um museu que mostra um pouco de cultura e história da ilha 

Jantar no gourmet shop asshop

QUARTO DIA

San Andrés é uma zona livre de impostos. Por isso, na Carrera 2 (rua só pra pedestres) e arredores, você encontra um monte de lojas de importados, a maioria cosméticos.

Não trocar dinheiro em san Andres a cotação é ruim e só tem uma casa de câmbio com filas 

La Piscinita. Lá dá pra entrar na água (funda) A água é super transparente e dá pra ver muito bem. 

Não é necessário ter visto para ir para San ANDRÈS 

Passeio de caiaque transparente pelos mangues -O Ecofiwi é feito em um caiaque de acrílico (completamente transparente) e passa pelos manguezais, flutuando sobre suas águas esverdeadas e possibilitando que você consiga enxergar águas vivas, peixes variados, conchas e algas.

Jantar LÁ PIZZETA FLORIO 

QUINTO DIA
Voo SAN Andrés /Panamá 
9h42 a 10h55
1h e 15 m de voo

Conexão 

Panamá /Guarulhos 
11h37 /20h45
6h 50 min de voo