Dicas de Cartagena + San Andres 2021



Essa dica é para quem comprou o PACOTE CARTAGENA/SAN ANDRES, especialmente pelo time do Hurb - Hotel Urbano

DUVIDAS FREQUENTES

1- É possível solicitar para estender as diárias do seu pacote entrando em contato com a Hurb ou solicitando no Campo "observações" no preenchimento do formulário de datas.

2- Para quem pagou o pacote no cartão, o formulário ficará disponível para preencher pouco tempo após a compra. Quem comprou no boleto, vai receber o formulário um pouco antes de terminar o pagamento dos boletos. No dia 10/01 Já liberou pra todos, até quem ainda não pagou tudo.

3- Se a escala for no Panamá é obrigatório ter passaporte. Se a escala for em Bogotá não é obrigatório. Porém, é recomendado tirar para evitar estresse. O passaporte agiliza em todos os momentos, especialmente na passagem pela imigração. Você pode colocar no formulário em solicitações especiais que não tem passaporte e que sua escala seja em Bogotá.

4- Para entrada em San Andres é obrigatória a compra da tarjeta de turismo, que custa em torno de 35 dólares ou  120.000 COP, pode ser comprada no aeroporto de Cartagena. A tarjeta de turismo é o seu segundo passaporte, guarde em lugar seguro pq vc vai precisar dela para deixar a Ilha.

5- A moeda utilizada na Colômbia é peso colombiano (COP). 1 real equivale a aproximadamente 750 COP (comercial).

6- É obrigatório o certificado internacional de vacinação de febre amarela para ir à Colômbia. A solicitação pode ser feita no site da ANVISA. A vacina precisa ter sido tomada pelo menos 10 dias antes da viagem (tempo mínimo que ela leva pra começar a proteger o seu organismo). 


7- Em San Andrés é necessário usar sapatilhas de Neoprene, pois lá tem muitos corais que pode machucar feio o pé. A sapatilha também é essencial pra quem for visitar as Ilhas do Rosário em Cartagena. Quem já tem, leve, e quem não tem é bom comprar lá, pois lá você encontra por 15, 20.000 COP com variedade de cores e qualidade. Aqui no Brasil custa a partir de 80 reais.

8- Na ilha vende protetor solar super barato. Se encontra protetor de 1 litro Fator 50 por volta de 30 reais.

9- Na Ilha de San Andrés não tem água potável, somente água tratada. Você vai achar água tratada para comprar com muito mais facilidade do que água mineral. Não é recomendado beber a água de lá, pois, pode te fazer muito mal e estragar sua viagem.

10- Pode não ser muito bom ir para San Andrés de setembro a novembro, pois, chove com mais frequência. Em novembro começa a temporada de furacões na Nicarágua que é o país mais próximo de San Andrés e isso pode afetar o clima e atrapalhar os passeios no mar.

*Temporada de furacão no Caribe começa em  julho e vai até dezembro; embora San Andrés esteja fora da rota dos furacões, está na área de influência e de depressão tropical, então sofre com chuvas torrenciais e ventos. É recomendável evitar esse período, e especialmente, de agosto ao final de novembro, porque é quando a coisa tende a ser pior.

11- Colômbia não é uma viagem de alto custo. Passeios são bem mais baratos do que em outras regiões do Caribe, assim como alimentação. Almoço você encontra por 35 reais tranquilamente ou até mais barato. Tem muitas opções de  lanches na rua, bem baratinhos. Comer na Colômbia é fácil pq tem opções para todos os gostos e bolsos!

12- A ilha é isenta de impostos, então, prepare-se pra fazer muitas comprinhas! Coisas que podem compensar são perfumes, bebidas, make, cremes.... deixe espaço na mala.

13- É fundamental contratar um seguro viagem, pois nunca se sabe se precisará.

14- O melhor lugar para comprar lembrancinhas é em Cartagena. Vc encontra muitas opções diferentes e melhores preços nas feirinhas ao redor da Cidade Amuralhada. 

15- É muito fácil se locomover de táxi na Colômbia mas, nunca entre em um táxi sem antes negociar o valor da corrida! Uma corrida entre o Castelo de San Felipe e a Marina La Bodeguita estava custando em torno de 8 a 10 mil COP em março/2020.

16- Nunca transfira valores antecipadamente para fechar passeios! As agências e guias que indicamos aqui no grupo são pessoas com boas recomendações e, nenhum deles pede pagamento antecipado para fazer reserva de passeio. Todos os passeios são pagos lá na Colômbia, diretamente para a empresa de quem vc comprou! 

17- O check-in em San Andrés é a partir das 15 horas. Se chegar muito cedo no hotel, vc pode deixar deixar sua bagagem na recepção e ir curtir uma praia até dar o seu horário. Deixe sua roupa de banho fácil na mala pra poder trocar. 

18- Tanto em Cartagena quanto em San Andrés tem muitos mercados. Comprem coisinhas pra comer, sucos e água pra levar nos passeios, assim vc economiza bastante. 

19- As melhores praias em Cartagena ficam nas Isla Del Rosário. Para decidir em qual delas ir, leiam os portfólios aqui no grupo e pesquisem sobre a que mais te interessar. São muitas e diferentes opções e a escolha depende do tipo de passeio que vc quer!

20- Playa Blanca é uma praia na qual é possível chegar de carro e, por esta facilidade, ela é super lotada durante a alta temporada. Se fizer muita questão de ir, vá durante a semana pq tem menos movimento. 

21- Vulcão e Mar Rosa é um passeio casado, pq ficam na mesma direção e, na contramão dos demais passeios.

22- O Oceanário de Cartagena (onde é possível tirar foto com golfinho) é um centro de estudos e pesquisas da vida marinha, que abriga diversos animais. Algumas das Ilhas oferecem a lancha como cortesia até lá, e vc paga somente a entrada + a foto, caso queira.

23- O Aviário de Cartagena é um passeio muito legal, especialmente para quem vai com crianças. Lá é possível ver os Flamingos e diversas outras aves da fauna Colombiana. 

24- A volta a ilha em San Andrés pode ser feita de mule, moto, trenzinho ou chiva. Lembrando que no caso do trem ou da chiva, eles param em todos os pontos principais ao redor da Ilha.

25- Verifiquem direitinho os horários de saída e retorno dos passeios que pretendem fazer antes de marcar 2 passeios no mesmo dia!

26 - O teste do Covid é exigido para entrar na Colômbia e também para voltar ao Brasil 

27 - Para aluguel de Mule ou moto é necessário habilitação do condutor (segundo o Kramelo)

28 - O mergulho com cilindro deverá ser realizado 72 horas antes do retorno e após 72 horas da chegada  ✈️✈️, pois corre risco de ter embolia pulmonar 

29 - Imprevisível o contrato de um Seguro saúde,  principalmente por conta da pandemia e na Colômbia não tem *SUS*