- Todos os hóspedes com 12 anos ou mais precisarão apresentar comprovante de vacinação completa contra a COVID-19, com a segunda dose ou dose única aplicada a mais de 14 dias antes do início do cruzeiro. Serão aceitos o certificado digital e comprovantes de vacinação das vacinas aprovadas no Brasil, e validadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde);
- Todos os hóspedes a partir de 2 anos precisarão apresentar teste do tipo RT-PCR negativo feito até 72 horas ou teste de antígeno feito até 24 horas antes do embarque;
- Todos os hóspedes precisarão apresentar uma apólice de seguro viagem com cobertura para a COVID-19;
- Triagem dos hóspedes por meio de formulário contendo informações sobre as condições de saúde do viajante. O formulário deve ser preenchido pelos hóspedes nas 6 horas que antecedem o embarque e entregue para a equipe no terminal portuário. O formulário com todas as perguntas faz parte do e-ticket que deve ser impresso e apresentado no embarque;
- Procedimento de embarque reformulado com processos de check-in digital e com horários de chegada no porto escalonados e pré-definidos para gerenciar o fluxo de hóspedes. O horário correto de embarque está indicado no e-ticket;
- As medidas de saúde e segurança no terminal de cruzeiros atenderão aos mesmos altos padrões das medidas aplicadas a bordo.
Durante a viagem:
- Ocupação reduzida a 75% da capacidade de hóspedes e distanciamento social a bordo entre grupos de viajantes;
- Uso de máscaras faciais em áreas públicas;
- Espaços e ambientes públicos internos como por exemplo teatro, lounges, cassino, restaurantes, kids clubs com capacidade reduzida;
- Atividades a bordo redesenhadas para grupos menores e com reserva prévia;
- As refeições e bebidas nos restaurantes, bares e lounges serão servidas aos hóspedes em suas mesas. O restaurante buffet oferecerá um novo conceito de serviço e um novo fluxo de hóspedes para garantir o distanciamento social. Em vez de self-service, os hóspedes selecionarão o que desejam e a comida será servida no prato e entregue a eles para ser levada para a mesa. Para uma experiência sem contato, os hóspedes poderão acessar os menus dos restaurantes e bares em seus dispositivos móveis pessoais, digitalizando um QR code;
- Monitoramento contínuo com testagem diária de 10% dos passageiros a bordo e de 10% da tripulação;
- Tripulação treinada e equipada para atendimento, suporte e orientação dos hóspedes a bordo;
- Toda a tripulação estará com o ciclo de vacinação contra a COVID-19 completo e serão testados semanalmente;
- Ar 100% fresco e sem recirculação e medidas ainda mais elevadas de higienização, apoiadas pelo uso de produtos desinfetantes de nível hospitalar;
- Novo Centro de Informações, acessível por telefone, que permitirá que os hóspedes liguem para o Atendimento ao Cliente para obter informações, em vez de precisar ir pessoalmente ao balcão de atendimento;
- Desembarque independente dos hóspedes nos destinos, seguindo o protocolo definido e aprovado por cada cidade em seu plano de operacionalização local.
- Os hóspedes que optarem por uma excursão em terra organizada pela MSC Cruzeiros terão acompanhamento e supervisão profissional e será seguido o mesmo alto padrão do protocolo aplicado a bordo;
- Instalações e serviços médicos aprimorados, com equipe altamente qualificada e treinada;
- Cabines dedicadas, em área restrita, disponibilizadas para permitir o isolamento de quaisquer casos suspeitos e contatos próximos;
- Plano de contingência pronto para ser aplicado se um caso suspeito for identificado, em estreita cooperação com as autoridades de saúde.