Viagem de Carro com Animais

 Pet na estrada no Carnaval: 3 multas que você pode evitar ao viajar com seu animal



Guia de Viagem Pet Friendly revela como transportar seu cão e gato com segurança na estrada para curtir o feriadão ao lado do seu melhor amigo

Não basta colocar o animal no carro e partir. É preciso saber como levar seu gatinho ou cachorro com segurança e conforto, a fim de preservar a vida do animal e também evitar multas.

Além dos cuidados essenciais com saúde, regras de comportamento e de escolha do destino para seu pet, o recém-lançado Guia de Viagem Pet Friendly detalha as leis na estrada para o transporte do animal. Vamos a 3 regras essenciais do Código de Trânsito Brasileiro.

"Em primeiro lugar, por mais que o cachorro ame, não é permitido transportar animais com a cabeça para fora do veículo, a famosa 'fuça ao vento'. Além de perigoso para a saúde do animal, trata-se de uma infração grave, que rende multa e 5 pontos na carteira do motorista. O artigo 235 do Código de Trânsito Brasileiro proíbe qualquer transporte de animais do lado de fora do carro, como na parte traseira aberta", diz Andrea Miramontes, influencer de viagem no @ladobviagem, autora do Guia de Viagem Pet Friendly, jornalista e ex-advogada.

Outras duas regras essenciais, previstas como infração de lei de trânsito, proíbem levar o animal solto no carro (art. 169) e transportar o pet no colo do motorista (art 252 do Código de Trânsito Brasileiro).

"Não é só a questão da multa, mas de viajar com segurança com a família toda. Em um acidente, mesmo que leve, um animal solto no carro pode morrer ao ser lançado do banco ou colo", completa Andrea Miramontes.

O Guia de Viagem Pet Friendly tem mais de 100 páginas informativas, distribuídas em 12 capítulos práticos. É vendido de forma digital e está disponível na Hotmart, com links também sites e instagrans www.ladobviagem.com.br e www.patasaoalto.com.br com o preço promocional de lançamento de 78,90 reais.

Ajuda a abandonados

Quem compra o guia também ajuda animais abandonados. Parte da renda arrecadada na venda será destinada a animais que precisam, por meio de protetores e ONGs.

A ação faz parte do projeto Patas ao Alto (canal de proteção animal que existe há 15 anos), criado por Andrea Miramontes, Maga e Juju, as cachorras viajantes, que viraram estrelinha em 2022. Os casos ajudados serão divulgados mensalmente no canal @patasaoalto no Instagram.

Andrea Miramontes é jornalista premiada e especializada em viagens (@andreamiramontes.real), influenciadora de turismo (@ladobviagem),  protetora de animais com o projeto Patas ao Alto (@patasaoalto), criado em 2007. Já escreveu sobre viagens pet friendly para a Folha de S. Paulo, portal Catraca Livre, Portal R7, Jornal Metro e revistas, como Viagem e Turismo. Também atuou como advogada e reúne no guia, de forma didática, toda legislação que o tutor deve saber antes de colocar as patas do pet na estrada.